Instituto Pensar - Fux recebe carta de políticos e artistas pedindo o julgamento de Moro no STF

Fux recebe carta de políticos e artistas pedindo o julgamento de Moro no STF

por: Eduardo Pinheiro 


No pedido consta que a Corte julgue a suspeição de Sergio Moro no caso do tríplex. Foto: Marcos Corrêa/PR

Um grupo de advogados e juristas entregou ao ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), uma carta em que centenas de personalidades pedem o julgamento do habeas corpus da suspensão do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex. O pedido tem como mote a "defesa da institucionalidade?.

Leia também: ?Fim da Lava Jato? se deu com Moro no governo Bolsonaro, dizem ministros do STF

Durante o encontro, que ocorreu na terça-feira (16), os juristas manifestaram solidariedade contra os ataques que o STF vem sofrendo após a decisão monocrática do ministro Edson Fachin, que acabou por anular as sentenças de quatro processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E pediram atenção para a segurança jurídica das decisões do tribunal.

"Tendo como mote a defesa da institucionalidade, a exemplo do que o Grupo vem fazendo desde a sua fundação, o conjunto de membros do Grupo levou ao Presidente da Corte o seu apoio e solidariedade contra os ataques que o STF vem sofrendo e pedindo especial atenção para a segurança jurídica das decisões?, afirmou o grupo em nota.

O advogado Marco Aurélio Carvalho fez um balanço positivo do encontro "Essa é a oportunidade do STF reacreditar nosso sistema de Justiça?.

O texto enviado à Fux foi assinado por artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Wagner Moura e Zeca Pagodinho, e por políticos como Ciro Gomes, Rodrigo Maia e Eduardo Paes. Além deles, sete ex-ministros da Justiça, dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer: José Carlos Dias, José Gregori, Eugênio Aragão, Renan Calheiros, José Eduardo Cardoso, Torquato Jardim e Tarso Genro.

Carmen Lúcia também teria recebido o documento, de acordo com a coluna da Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo.

Com informações da Folha de S. Paulo e Carta Capital




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: